Conectividade 4G, incluindo antenas fixas, antenas móveis, redes privativas de IoT e cidades inteligentes serão as novidades que a Virtueyes IoT Solutions apresentará durante a Expointer 2024, evento que acontece até 1º de setembro, em Esteio/RS. As soluções estão voltadas para melhorar a eficiência das operações agrícolas, desde o plantio até a colheita, além de integrarem os centros urbanos.
Na oportunidade, segundo o diretor de vendas na empresa, André Mozzer, os visitantes, tanto do “campo”, quanto da “cidade”, poderão conferir como resolver a grande dor da falta ou instabilidade de sinal no campo, deixando muitas regiões isoladas. A companhia apresenta as redes privativas, que levam sinal de internet para o campo, proporcionando, assim, uma conectividade robusta e segura, essencial para o funcionamento contínuo de operações complexas no campo.
“Essa tecnologia permite que sensores, máquinas e sistemas de gestão se comuniquem de forma integrada, otimizando o uso de recursos e promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis. Como exemplo, a redução significativa no uso de água e energia, além de permitir a aplicação de defensivos agrícolas de forma precisa, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de gases”, complementa o especialista.
Quando falamos para o público urbano da Expointer, o foco da Virtueyes são as cidades inteligentes. As tecnologias disponibilizadas pela empresa integram diferentes sistemas nas cidades, como a gestão de energia, segurança,e serviços essenciais. Nesses casos, a rede privativa permite a conectividade de diversos elementos, desde a medição por sensores daltura dos rios e da limpeza de bueiros, até o gerenciamento de semáforos e iluminação pública. “Isso resulta em cidades mais eficientes e responsivas às necessidades de seus habitantes. Quando melhoramos o monitoramento, entregamos rotas mais rápidas e seguras, o que ajuda tanto o transporte de cargas quanto o retorno dos trabalhadores para suas casas”, diz Mozzer.
Esse conjunto de dados coletados em tempo real fica à disposição do negócio e, a partir disso, podem ser analisados por inteligência artificial para identificar padrões, prever falhas e otimizar operações.
Com mais de 1.500 clientes ativos e um milhão de dispositivos conectados em todo o Brasil, a empresa tem sido fundamental na implementação da Agricultura 4.0, facilitando o monitoramento em tempo real e a tomada de decisões precisas no campo. Na Expointer, os visitantes poderão explorar o potencial dessas tecnologias e conhecer como a empresa está moldando o futuro das cidades inteligentes e do agronegócio no Brasil. A conectividade que leva para o campo não apenas melhora a eficiência das operações, mas também garante que as famílias envolvidas no agro tenham acesso contínuo a serviços e informações, promovendo uma integração mais completa com o ambiente digital.
Fonte: Kassiana Bonissoni
The post Conectividade IoT e cidades inteligentes são novidades na Expointer appeared first on Sucesso no campo.