Foto: Freepik
Foram anunciados os contratos do 5º Edital do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf) no EspÃrito Santo. O investimento é de R$ 8,5 milhões em projetos que visam fortalecer a agricultura familiar capixaba. Os recursos serão destinados a nove associações e cooperativas, beneficiando diretamente produtores rurais de diversas regiões do Estado.
Os projetos contemplados, no âmbito da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), englobam uma variedade de equipamentos e infraestrutura, como tratores, caminhões refrigerados, câmaras frigorÃficas, implementos agrÃcolas, equipamentos de panificação, energia fotovoltaica, caixas plásticas, notebooks e balanças. O objetivo é modernizar a produção, facilitar a comercialização e aumentar a renda dos agricultores familiares.
Entre os projetos beneficiados, a Associação do Zumbi dos Palmares (São Mateus) foi contemplada com dois projetos: um trator agrÃcola com implementos (Faixa C) e equipamentos de panificação e energia fotovoltaica (Faixa B, exclusivo para mulheres). Já a Associação de Produtores Rurais de Roda D’água e Região (Cariacica), receberá um veÃculo refrigerado e uma câmara frigorÃfica para melhorar o armazenamento e transporte de seus produtos.
A Cooperativa Agroindustrial de Garrafão, em Santa Maria de Jetibá, será beneficiada com um caminhão leve para facilitar a logÃstica de distribuição. Ainda no municÃpio, a cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Serrana do EspÃrito Santo também receberá um caminhão leve para fortalecer suas atividades.
Ao todo, o valor repassado para os nove projetos é de R$ 2.973.844,59. A contratação dos demais projetos estão em fase de conclusão da análise, podendo resultar em um aporte maior, por parte do Governo, do que o previsto inicialmente. A Seag acompanhará a execução dos projetos, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e que os resultados esperados sejam alcançados.
O Funsaf é um mecanismo criado para democratizar o acesso aos recursos financeiros para as organizações da agricultura familiar do EspÃrito Santo e conta com o apoio técnico e financeiro integrado do Bandes e do Incaper. O fundo possibilita a ampliação dos investimentos do Governo do Estado destinados ao fortalecimento da agricultura familiar.
Fonte: Governo do ES