SAFRASmercado
Onda de calor extrema deve seguir em grande parte do Brasil durante fevereiro – Rural Clima

Porto Alegre, 14 de fevereiro de 2025 – De acordo com alerta agroclimático da Rural Clima, os modelos que apontavam chuvas expressivas no Sul do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e boa parte do Centro-Oeste se confirmaram nos últimos dias. No entanto, áreas como norte de São Paulo, Minas Gerais, leste de Goiás e boa parte do Distrito Federal não possuem previsões de precipitações.


De acordo com o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, isso ocorre por conta do sistema que impossibilita a formação de nuvens de chuvas, não causando uma ausência total, mas a tornando irregulares.


“A partir de amanhã (15), o novo sistema começa a avançar pelo Sul do país, trazendo chuvas para as regiões que já enfrentam este cenário, mas causando precipitações mais generalizadas, principalmente no Rio Grande do Sul”, pontuou. “As perdas são gigantes em todo o Sul do Brasil, porém daqui pra frente a chuva se regulariza”, esclareceu Santos.


Neste mesmo período, a região central do país deve enfrentar uma onda de calor, apesar de menor e menos intensa do que o observado em 2023 e, principalmente, em 2024. Apesar disso, Marco pontua um quadro de muito calor.


“Boa parte do Centro-Oeste e Sudeste, incluindo o Matopiba, não terão precipitações por conta da elevação deste sistema, impedindo o avanço de chuvas”, explicou o agrometeorologista. “Entre a última semana de fevereiro e primeira de março, as temperaturas já devem cair bastante. Já no final de março, teremos o início de algumas ondas de frio”, concluiu.


Pedro Diniz Carneiro – [email protected] (Safras News)


Copyright 2025 – Grupo CMA


O post Onda de calor extrema deve seguir em grande parte do Brasil durante fevereiro – Rural Clima apareceu primeiro em SAFRAS & Mercado.

Feed Sobre Privacidade Ajuda
© 2022 Buobe