Canal Agro
Semeadoras do Agro estimula o protagonismo feminino no campo

Projeto da Faesp leva conhecimentos técnicos e incentiva o empreendedorismo das mulheres que atuam no agronegócio, além de reforçar os cuidados com a saúde


Por Faesp e Estadão Blue Studio


Criada em março de 2022 pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), a Comissão Semeadoras do Agro surgiu com o propósito de impulsionar a visibilidade, o protagonismo e a autoconfiança das produtoras rurais. Esse trabalho ocorre por meio do fortalecimento do empreendedorismo feminino, da disseminação de conhecimentos técnicos e do apoio em cuidados com a saúde física e emocional das mulheres, que estão à frente de aproximadamente 13% das propriedades rurais do Estado de São Paulo e compõem 20% da força de trabalho no campo paulista.


As integrantes da Comissão são as mulheres que presidem sindicatos rurais no Estado de São Paulo. Dos 233 sindicatos filiados à Faesp, 17 são liderados por mulheres – quando a Semeadoras do Agro foi criada, eram 11. “Estimular a presença feminina nos sindicatos, para que sejam ouvidas também as vozes das mulheres na atividade rural, é uma consequência natural do trabalho”, diz Juliana Farah, vice-presidente da Comissão.


Presidente do Sindicato Rural de Mineiros do Tietê, Juliana conhece bem a realidade e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no campo. Na juventude, trabalhou ao lado do pai em operações de processamento de couro cru, rompendo o padrão de que atividade de curtume é “coisa de homem”. Única mulher entre três irmãos, tornou-se depois produtora rural por sucessão, dando sequência ao legado familiar no cultivo de grãos (soja). Conciliou as atividades profissionais com as responsabilidades familiares (foi mãe aos 25 anos) e os estudos (formou-se em Administração de Empresas e fez três pós-graduações).








Feed Sobre Privacidade Ajuda
© 2022 Buobe