Campo Aberto
Artigo na Annual Reviews of Phytopathology compara o controle do greening em SP com o da Flórida

A última edição da revista Annual Reviews of Phytopathology, dos Estados Unidos, traz a publicação do artigo “Management of hunglongbing of citrus: lessons from São Paulo and Florida” (Manejo do HLB dos citros: lições de São Paulo e da Flórida) escrito pelo pesquisador do Fundecitrus Renato Bassanezi, em colaboração com pesquisadores da Universidade da Flórida.


O artigo é uma revisão sobre as lições no manejo do greening, estabelecendo uma comparação entre o que foi feito em pomares no estado de São Paulo e na Flórida e evidenciando as medidas que deram certo e errado na perspectiva do controle da doença. De acordo com o pesquisador, as diferenças no progresso da doença nos dois estados ocorreram principalmente pelo rigor da adoção das medidas de erradicação de plantas doentes e controle do psilídeo, além do manejo coordenado e regional. Em São Paulo, o greening avançou com mais lentidão se comparado com pomares da Flórida.


“A manutenção de plantas doentes nos pomares comerciais e arredores, concentrando o controle da doença apenas nas aplicações de inseticidas, tem sido a principal causa do aumento da doença em São Paulo. Essa é uma medida fundamental que precisa ser associada à rotação dos modos de ação e à aplicação correta dos inseticidas, dentro de uma frequência adequada”, explica.


O artigo completo está disponível no link: https://doi.org/10.1146/annurev-phyto-121423-041921


 


Fonte: Fundecitrus

Feed Sobre Privacidade Ajuda
© 2022 Buobe